A tabela de capacidade de carga tem como objetivo definir o limite que um caminhão pode carregar pelas estradas. Seguir a tabela pode diminuir a degradação do asfalto, prevenir acidentes e até mesmo melhorar o consumo e a performance do caminhão. Essa tabela se baseia no número de eixos que o caminhão possui. Afinal, quanto mais eixos, mais bem distribuída pode ser a carga, o que diminui o impacto causado pelos veículos no asfalto.
O órgão responsável por essa tabela é o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), por meio de algumas resolutivas. O não cumprimento dessa tabela pode ocasionar prejuízos, como multas às transportadoras e atrasos nas entregas visto o tempo parado em posto fiscal.
O que é a tabela de capacidade de carga?
Antes de entender mais sobre a tabela de capacidade de carga, é importante saber os termos utilizados. Confira a lista abaixo:
- Tara (T): refere-se ao peso do caminhão sem carga;
- Lotação (L): refere-se ao peso máximo do caminhão, carregado com condutor e passageiros;
- Peso Bruto Total (PBT): refere-se ao peso total do caminhão, somando a tara e a lotação;
- Peso Bruto Total Combinado (PBTC): refere-se ao peso total, somando a tara, a lotação e o peso da carreta. Este só é utilizado em casos específicos dos quais veremos no decorrer do post.
A tabela de capacidade de carga usa esses parâmetros para definir o quanto cada tipo de caminhão pode transportar. Assim, utilizar essa tabela de forma correta é importante por diversos motivos, e não aplicá-la pode trazer grandes transtornos para a empresa.
Ela serve para que a transportadora organize seus caminhões com a quantidade correta de carga e distribuindo da melhor forma possível. Ela também serve para garantir que o impacto causado por esses caminhões nas estradas seja o menor possível. Além disso, seguindo a tabela, é possível também ter impactos positivos no consumo de combustível, desgaste dos pneus, suspensão e outros aspectos.
O que é a Lei da Balança?
A Lei da Balança define os limites que cada modelo de caminhão pode transportar. Ela é baseada na deliberação Nº 250 e resolução Nº 882 do CONTRAN. Ficou popularmente conhecida como Lei da Balança devido aos termos envolvidos nela.
Essa lei tem como principal propósito diminuir o impacto causado ao asfalto das rodovias de todo o país. Existe uma certa flexibilidade nela, que fornece uma tolerância de até 5% do peso descrito na tabela de capacidade de carga. Isso ocorre devido a possibilidade de imprecisão nas balanças.
O não cumprimento dessa lei pode trazer prejuízos aos responsáveis pela carga. Ele será multado e pode ficar com a carga presa até que tome uma providência para regularizar o peso. Só então poderá retomar a sua viagem.
Em outras palavras, pode precisar contratar outro veículo para fazer o transbordo do peso extra. O que pode representar um custo considerável na viagem, além do atraso na entrega.
Quais são os tipos de caminhões e suas cargas máximas?
Existem vários tipos de caminhões disponíveis no mercado e, como já é esperado, cada tipo tem uma capacidade de carga diferente. Então, conheça alguns tipos de caminhões e suas respectivas cargas máximas, a seguir.
VUC
Esse é o caminhão mais simples, o menor modelo que roda em nossas estradas. Ele tem capacidade total de carga de até 3 mil quilos. Suas dimensões são de 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento.
Toco
Esse modelo já pode carregar até 6 mil quilos, possui dois eixos em sua carroceria. Pode ter até 14 metros de comprimento e, normalmente, é utilizado para mudanças. Somando-se a tara e a lotação, tem-se 16 toneladas.
Truck
Pode carregar até 14 mil quilos. Tem o mesmo tamanho do modelo anterior, porém com o diferencial do eixo traseiro que recebe força direto do motor. Por isso, ele é capaz de transportar muito mais carga. O seu PBT é de 23 toneladas.
Bitruck
Esse modelo já consegue transportar vinte e dois mil quilos. Ele dispõe de 4 eixos e é um dos caminhões mais versáteis que rodam em nossas estradas. É comumente usado para transportar cargas secas. O peso bruto total é de 29 toneladas.
Cavalo mecânico simples
É uma carreta simples, na qual você pode usar diversos tipos de carrocerias. Conta com dois eixos e pode transportar até 25 mil quilos ao ser engatado em um semirreboque. Seu peso bruto total é de 33 toneladas.
Carreta LS
Essa carreta pode transportar até 32 mil quilos de carga. Conta com 3 eixos, logo, um eixo dianteiro e dois eixos traseiros. Pode utilizar diversos tipos de carrocerias e carrega todo tipo de mercadoria por todo o país. O seu PBT é de 41,5 toneladas.
Bitrem articulado
Esse tipo é composto por um caminhão trator trucado, e por dois semirreboques ligados diretamente um ao outro. Seu comprimento máximo é de 19,8 metros e seu PBTC é de 57 toneladas. Conta com 7 eixos e não é necessário o uso de AET (Autorização Especial de Trânsito) para utilizá-lo.
Rodotrem
Esse modelo conta com 9 eixos e tem um PBTC de 74 toneladas. Tem a composição semelhante ao Bitrem articulado, porém é interligado por meio de um Dolly. Para trafegar com esse modelo, é necessário o AET.
Qual a capacidade de carga por eixo?
Como já mencionado, o limite de carga é estipulado segundo o modelo de caminhão. Em 2021, foi realizada uma mudança na lei, em que a porcentagem máxima de tolerância passou de 10% a 12,5%. Isto é, caso um veículo tenha peso sobre um eixo em até 12,5% acima do limite, não são aplicadas a multa e penalidade.
Além do peso total permitido por tipo de veículo, é importante considerar a distribuição da carga. Ou seja, existem regras também considerando quanto de peso em toneladas determinada composição de eixo pode suportar. Neste caso há uma tolerância de 12,5% do valor permitido por eixo. Há também uma relação com o comprimento total dos veículos, envolvendo principalmente as dimensões de reboque e semireboque.
No anexo I da Portaria Nº 268/2022, há definido o peso bruto total e a relação considerando conjunto veicular, eixos e comprimento. Há uma infinidade de combinações e os fabricantes de veículos seguem essas normas na fabricação dos veículos.
No entanto, nos anexos da Portaria é possível conferir diferentes combinações de eixos. Também é possível verificar o limite permitido considerando o máximo de toneladas para cada eixo.
Quais os perigos de não respeitar a tabela de capacidade de carga?
Não obedecer às restrições de peso pode gerar diferentes prejuízos e danos, desde físicos até financeiros. Confira mais sobre isso.
Acidentes
Se existir excesso de peso, aumentam as possibilidades de tombamento. O peso bem equilibrado entre os eixos do caminhão impede a queda do veículo ao realizar curvas.
Danos às estradas
Um dos motivos pelos quais a Lei obriga a limitação de peso é a conservação das rodovias. Elas sofrem com o excesso de carga e se desgastam, precisando de manutenção. Quanto maior o desgaste, mais alto o custo com manutenção de estradas, o que pode refletir no aumento de valor de pedágios.
Produtos prejudicados
Se houver acidentes com o caminhão e ele tombar, não são somente as pessoas que sofrerão danos físicos, mas o conteúdo transportado também.
Além disso, colocar mais itens sobre um eixo, menos sobre o outro, possibilita trepidações da carga dentro do caminhão. Ainda mais com uma distribuição desigual da carga, sem amarras nem apoios. Isso aumenta as chances de os itens caírem ou se chocarem, vai danificar a mercadoria e passar uma imagem negativa a quem recebê-la.
Multas
Além das questões físicas com pessoas, carga, veículos e estradas, ainda há as multas. Você precisa conhecer os pesos corretos de acordo com o modelo de caminhão usado, a fim de evitar as penalidades, que vão elevar os gastos da empresa.
Para quem não cumprir tais normas, a penalização monetária é de R$ 191,54 a cada 500 kg ou fração superior aos limites estipulados (conforme a categoria do veículo), segundo o artigo 6º da Resolução nº 258/2007 do CONTRAN. Caso o excesso de peso ultrapasse os 1000kg, é registrada como infração gravíssima.
Além disso, existe a possibilidade de precisar de outro veículo para baldear a carga, conforme mencionamos anteriormente.